ESTRAGOS PROVOCADOS PELA CHUVA NO RIO

06 de abril de 2010 às 09:33

Chuva deixa Barra da Tijuca quase isolada

Piloto da lancha encontrou dificuldades para passar por baixo da ponte velha, no Jardim Ocêanico
Piloto da lancha encontrou dificuldades para passar por baixo da ponte velha, no Jardim Ocêanico
Com os alagamentos na Linha Amarela, sentido da Zona Oeste e do subúrbio, e no Jardim Botânico, sentido Zona Sul, a Barra da Tijuca quase isolada, sem trânsito, comércio vazio, sem aulas. Até o transporte de barco ficou prejudicado. O piloto da lancha encontrou dificuldades para passar por baixo da ponte velha, no Jardim Ocêanico. As avenidas das Américas, Armando Lombardi e Ivan Lins têm pouco carros trafegando (Foto: Carlos Peixoto/G1)
06 de abril de 2010 às 09:24

Número de mortos sobe para vinte no Estado do Rio

As chuvas já provocaram a morte de vinte pessoas no Estado do Rio, desde a noite de segunda-feira (5). Todas foram vítimas de deslizamento de terra. Na cidade do Rio são oito mortos. Os desabamentos ocorreram no Recreio dos Bandeirantes, Zona Oeste; além do Morro do Borel, na Tijuca, Turano, no Rio Comprido, e Macacos, em Vila Isabel, na Zona Norte. As informações são da Defesa Civil Estadual.

Três pessoas morreram em Niterói, Região Metropolitana, nos bairros de Engenhoca, Cubango e São Francisco. Segundo a prefeitura de São Gonçalo, mais nove pessoas morreram no bairro Novo México.
Trânsito está caótico em vários pontos do Rio
O último boletim da CET-Rio divulgado na manhã desta terça-feira (6) aponta vários pontos de congestionamento na cidade.
Na Zona Sul, Ruas das Larajeiras,São Clemente, Jardim Botânico, Epitácio Pessoa, Voluntários da Pátria, Barata Ribeiro, Pacheco Leão e Humaitá e Praia de Botafogo estão alagadas.

Também há alagamentos Zona Norte, Centro e Subúrbio: na Avenida Maracanã (o Rio Maracanã transbordou novamente), Praça da Bandeira, Radial Oeste, Rua São Francisco Xavier,General Canabarro, Teodoro da Silva, Francisco Bicalho, Rodrigues Alves, Visconde do Rio Branco, Av. Brasil, Av. dos Democráticos (altura de Manguinhos), Avenida D.Hélder Câmara.

Segundo a CET-Rio, o trânsito está completamente congestionado nos seguintes pontos: Largo de São Cristóvão, Rua São Luiz Gonzaga, Avenida Brasil, Rua São Francisco Xavier, Radial Oeste, Conde de Bonfim, Haddock Lobo , Francisco Bicalho, Rodrigues Alves e Barata Ribeiro.

VER IMAGENS

Deslizamento deixa desalojados em São João de Meriti

Em nota, a Subsecretaria de Defesa Civil de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, informou na manhã desta terça-feira (6), que continua em estado de atenção. De acordo com o subsecretário de Defesa Civil, major Alexandre Silveira, até às 8h30 foram registrados um deslizamento no Jardim Iris, uma queda de muro em Engenheiro Belfort e uma ameaça de deslizamento em Agostinho Porto. Não houve vítimas graves. Treze pessoas estão desalojadas. Há registro de alagamentos nos bairros de Vilar dos Teles, Venda Velha e Jardim Meriti.

Câmara Municipal e Tribunal de Justiça suspendem atividades

Em função das fortes chuvas na cidade do Rio de Janeiro, o presidente da Câmara Municipal, vereador Jorge Felippe suspendeu, nesta terça-feira (6), todas as atividades do Legislativo Municipal, inclusive a Audiência Pública da Comissão de Saúde, que seria realizada às 10h.
O Ministério Público também suspendeu as atividades em todo o estado devido à forte chuva que atinge o Rio de Janeiro.

Autoridades contabilizam 11 mortos e 5 desaparecidos

Segundo a Defesa Civil do município e do estado do Rio, oito pessoas morreram no Rio e três em Niterói, em decorrência da chuva. Cinco pessoas continuam desaparecidas.
Segundo o comandante da Defesa Civil municipal, Sérgio Simões, só na cidade do Rio foram 300 chamados desde as 17h de segunda-feira (5). “Só no Grande Méier choveu 250 mm nesta noite. Na enchente de Angra, em 2002, quando 40 pessoas morreram, a média de chuva em dois dias foi de 180mm”, disse ele.

Lagoa transbordou

A Lagoa Rodrigo de Freitas também foi afetada pelas chuvas e transbordou. O motorista de um ônibus da linha 179 (Central-Alvorada) tentou cortar caminho pela Lagoa, mas a água invadiu o coletivo na altura do Jóquei. A água da Lagoa se juntou as pistas da via.

Rua Jardim Botânico está interditada nos dois sentidos

A queda de uma árvore interditou a Rua Jardim Botânico, Zona Sul do Rio, nos dois sentidos na manhã desta terça-feira (6). O acidente aconteceu na altura do número 266. A Rua Visconde de Albuquerque também está interditada no sentido Leblon. O motivo foi a queda de outra árvore. O trânsito no Túnel Rebouças está parado nos dois sentidos.

‘Fiquem em casa’, diz prefeito

Em entrevista por telefone ao Bom Dia Rio, o prefeito Eduardo Paes, fez um apelo para que as pessoas não saiam de casa na manhã dessa terça-feira, evitando se arriscar pelas ruas alagadas da cidade e piorar a situação caótica de vários bairros do município.
“Não é recomendável que as pessoas saiam de casa. Queremos preservar vidas. As pessoas vão correr riscos e atrapalhar o trabalho da prefeitura. A Defesa Civil e os bombeiros estão trabalhando com força total. Qualquer patrão vai reconhecer que seu funcionário não vá trabalhar”, disse Paes.

Aulas suspensas

Por meio de nota, a Secretaria municipal de Educação informou que as aulas da rede municipal de ensino estão suspensas no período da manhã desta terça-feira (6) devido as chuvas ocorridas durante toda a madrugada. Segundo a Secretaria, até o final do dia novas informações serão divulgadas sobre as aulas no período da tarde.
A PUC-Rio, também cancelar as aulas do turno da manhã. “Neste momento, não há energia elétrica na Universidade e os setores essenciais estão sendo mantidos em funcionamento com gerador”, diz a nota da universidade.

Lula cancela visita ao conjunto de favelas do Alemão

Por causa da forte chuva que cai desde o fim da tarde de segunda-feira (5) no Rio, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva cancelou a agenda que teria pela manhã no Morro do Alemão, no subúrbio, onde iria inaugurar uma creche e a maior Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do estado.
Por enquanto, segundo a assessoria da presidência, estão mantido o almoço no BNDES, no Centro do Rio, ao meio-dia, e a entrega da premiação da 5ª Olimpíada de Matemática, que ocorre a partir das 14h, na Escola Naval.

Aeroportos também enfrentam problemas

Por causa do temporal, o aeroporto Santos Dumont está fechado, segundo a Infraero. No Aeroporto Galeão-Tom Jobim, funcionários da torre de controle informaram ao G1, por telefone, que, apesar de o terminal funcionar operando por instrumentos, boa parte dos voos não saíram porque passageiros e funcionários não estão conseguindo chegar ao local.

Chuva interdita pontos da BR 101

Deslizamento na BR 101
Deslizamento na BR 101
A pista sentido São Gonçalo da BR 101 está interditada na altura da Avenida do Contorno, em Angra dos Reis. De acordo com a Autopista Fluminense, concessionária responsável pela rodovia, são 80 centímetros de água na pista. O trânsito está interrompido desde às 2h da manhã desta segunda-feira (5). No sentido oposto, não há alagamento.
Na Niterói-Manilha há um deslizamento de terra na altura do Km 316, mas os motoristas ainda conseguem passar no sentido São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio. (Foto: Cristiane C. Souza/VC no G1)

Chuva mata sete

Pelo menos sete pessoas morreram em consequência das fortes chuvas que castigam o Rio de Janeiro desde a noite de segunda-feira (5), de acordo com o Governo do Estado. Outras cinco pessoas estão desaparecidas. O carioca encontra problemas no trânsito em vários pontos da cidade do Rio de Janeiro na manhã desta terça-feira (6). As autoridades recomendam que as pessoas não saiam de casa. Já são mais de 14 horas ininterruptas de chuva sobre a cidade.

VER MAIS IMAGENS